FRENTE NEGRA BRASILEIRA
Em 1926 alguns homens negros tentaram organização um Congresso para discutir questões pertinentes sobre a condição de vida que os negros estavam tendo no país após a abolição da escravidão em 1888, houve vários clubes e grupos de pessoas negras cobrando do Estado brasileiro uma reparação histórica, ou seja, os negros que foram escravizados por séculos nesse território fossem inseridos de forma justa na sociedade brasileira, que tivessem seus direitos garantidos.
Infelizmente o Congresso não ocorreu, porém, alguns anos depois surgiam a Frente Negra Brasileira, fundada em setembro de 1931, 40 anos depois da abolição da escravatura, com o intuito de promover a inserção das pessoas negras na sociedade brasileira.
A FBN foi tão importante que chegou a ter mais de 50 mil integrantes e se espalhou pelo país: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.
Seus principais fundadores foram: Arlindo Veiga dos Santos, José Correia Leite, Isaltino Veiga dos Santos, Gervásio de Moraes, Jaime de Aguiar, Raul Joviano do Amaral, Justiniano Costa.
Eles tinham um Estatuto do grupo, já que para participar da FBN os associados pagavam uma taxa, esse servia para que eles pudessem realizar várias ações voltadas para a população negra.
Entre suas principais ações a criação do jornal A VOZ DA RAÇA e uma escola para pessoas negras.
A pesquisa sobre a FBN foi muito rica e mostrou todas as maravilhas e contradições, lógico que a época não foi favorável, mas em relação à ideologia politica sempre teremos posições diversas, mas o que não podemos nos esquecer é que para nós, negras e negros, é que a política é um fator importante para a construção da história do negro no Brasil e na conquista de direitos, considerando a abolição sem reparação, o que leva, infelizmente até hoje, quando analisamos dados, como, por exemplo, do IBGE, a população mais pobre ainda são os negros, que não tem oportunidades iguais, que o salário é mais baixo em relação às pessoas brancas.
A FBN não foi o primeiro coletivo negro no país, mas foi um dos mais importantes em todos os sentidos.
Bibliografia
CULTNE DOC - Frente Negra Brasileira - Edição completa
Frente Negra: a história do movimento que apoiava o integralismo e foi pioneiro do ativismo negro no país
A Voz da Raça 10/06/1933 | Imprensa Negra Paulista | Universidade de São Paulo
Frente Negra Brasileira – Fundação Cultural Palmares
A Voz da Raça - A voz da população negra excluída pós-abolição
A Frente Negra Brasileira
A Legião Negra : Os Negros na Revolução Constitucionalista de 1932
Apagados pela história, negros foram importantes combatentes na guerra civil de 1932
DOMINGUES, Petrônio. Um "templo de luz": Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação Rev. Bras. Educ. vol.13 no.39 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2008
https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/08.pdf (Acesso em 30 de nov. de 2020)
ARAÚJO, Marcia Luiza Pires de; BICCAS, Maurilane de Souza. A escola da frente negra brasileira na cidade de São Paulo (1931-1937). 2008. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. https://repositorio.usp.br/item/002263256 (Acesso em 30 de nov. de 2020)
Best YouTube to MP3 Converter
Tube MP3 is the leading converter which allows you to convert YouTube videos to MP3 files with just a few clicks. It supports high quality MP3 up to 320kbps. Enjoy listening to your favorite YouTube songs in offline mode.